Quer mudar seu comportamento? Mude primeiro seu pensamento

Os nossos pensamentos acontecem em cada evento, de forma automática e contínua. E, diferente do que a maioria acredita, são eles e não a situação que definem nossas emoções e comportamentos.

Entre o sentir e o agir pode haver um obstáculo: cometermos erros de pensamentos, potencializando emoções negativas e comportamento disfuncionais.

O problema é que a maioria destes pensamentos ocorre sem que tenhamos consciência deles. Por isto, também são conhecidos como modelos mentais ou crenças disfuncionais.

PRINCIPAIS ERROS DE PENSAMENTOS OU ERROS COGNITVOS:

1. Pensamento de generalização
Pensa ou acredita que o evento vai se repetir SEMPRE ou NUNCA conseguirá algo

2. Pensamento de rotulação
Coloca um rótulo em si ou no outro a partir de eventos isolados

3. Pensamento de negativismo ou desconsiderando o positivo
Reflete apenas o lado ruim da situação e ignora a parte boa

4. Pensamento de leitura das mentes
Acredita saber o pensamento do outro, mesmo que ele não tenha falado nada

5. Pensamento das ordens
Aparece com as palavras eu deveria, eu preciso, eu poderia, eu tenho que

6. Pensamento de culpar os outros
Culpa os outros (pessoas, empresas, etc) pelos problemas em sua vida, tornando-se impotente para responsabilizar–se pelo próprio destino

7. Pensamento de prever o futuro
Prevê o pior resultado em uma situação. Pode provocar uma inibição das tentativas, fazendo-o desistir antes de tentar

8. Pensamento das sensações
Esse pensamento já aconteceu em alguma situação desagradável no passado. Agora, situações semelhantes vão provocar pensamentos negativos: "eu tenho a sensação que isso não vai dar certo".

9. Pensamento de personalização
Leva os acontecimentos para o lado pessoal. A pessoa passa e não te cumprimenta, e você crê que a ela está com raiva de você.

É importante conhecermos nossos pensamentos, pois eles influenciam como nos sentimos, agimos, nossas reações físicas e motivações. Se a interpretação do evento for equivocada podemos ter pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais.

Por isso a importância de conhecê-lo e se for o caso, mudar a maneira de pensar para conseguir fluir pelas situações de modo mais eficiente, sem desperdiçar tempo e energia dando conta de um estado emocional e cognitivo confuso e focar no que realmente precisa ser feito para alcançar os seus objetivos.

"Uma situação não determina como nos sentimos, mas sim o modo como a construímos". Aaron Beck

*Por Mari Martins

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